
Prestações da casa podem descer mais de 100€ em abril
As prestações de crédito habitação vão descer em todos os prazos da Euribor no mês de abril.
Prestações da casa com descida que pode superar os 100€ no mês de abril
A prestação da casa para quem tem crédito habitação com taxa variável vai descer em abril, refletindo a queda das taxas Euribor. Para os contratos indexados à Euribor a 12 meses, a redução será de 114,52 euros, segundo uma simulação da DECO PROteste/Contas e Direitos partilhada no Notícias ao Minuto.
As simulações foram feitas com base num crédito de 150.000 euros a 30 anos e um spread de 1%. Assim, um contrato indexado à Euribor a 12 meses verá a prestação baixar para 665,06 euros, menos 114,52 euros do que o valor pago desde abril do ano passado.
Para os créditos indexados à Euribor a seis meses, a nova prestação será de 663,97 euros, uma redução de 74,64 euros face ao valor pago desde setembro. Já quem tem um contrato indexado à Euribor a três meses verá a prestação descer para 668,72 euros, uma diminuição de 32,35 euros em relação à última revisão, em janeiro.

A descida das prestações tem sido progressiva desde o início de 2024, acompanhando a redução das taxas de juro pelo Banco Central Europeu (BCE). Na sua última reunião, a 6 de março, o BCE cortou as taxas em 25 pontos base, marcando a sexta redução desde o início deste ciclo.
A maior queda acontece nos contratos indexados à Euribor a 12 meses, uma vez que a revisão acontece apenas uma vez por ano, refletindo o impacto acumulado das descidas dos juros.
Apesar desta redução, os valores das prestações continuam acima dos registados antes do BCE iniciar a subida das taxas de juro para travar a inflação, em julho de 2022. Em fevereiro de 2022, por exemplo, um crédito indexado à Euribor a seis meses tinha uma prestação de 447,01 euros e um a três meses rondava os 444,85 euros.
A revisão das prestações tem como base a média da Euribor do mês anterior à renovação do contrato. Para os cálculos de abril, foram consideradas as médias de março de 2025: 2,385% a seis meses, 2,442% a três meses e 2,398% a 12 meses.
Leia ainda: Que impacto têm tido as descidas da Euribor nas prestações da casa?
Quer ver a sua prestação mensal descer ainda mais? Com uma transferência de crédito para um novo banco, pode conseguir ainda melhores condições de financiamento, a pagar ainda menos! Os intermediários de crédito do Poupança no Minuto tratam de tudo sem qualquer custo, para o ajudar a aceder à melhor proposta do mercado. Simule já a sua transferência de crédito aqui: