analytics
Para comprar casa em Portugal é preciso “poupar salários durante mais de 15 anos”

Para comprar casa em Portugal é preciso “poupar salários durante mais de 15 anos”

Segundo análise, comprar um imóvel T2 em Portugal requer que as famílias poupem mais de 15 anos em salários. 

09 May 20252 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Comprar casa com dois quartos em Portugal exige poupar salários durante mais de 15 anos 

A análise de dados é do Idealista, partilhada no Notícias ao Minuto, e revela que o valor de compra de uma casa com dois quartos em Portugal “exige poupar salários durante mais de 15 anos”. 

“O preço mediano de um imóvel com estas características é de 270.789 euros, o que representa 15,7 vezes os 17.297 euros de rendimento líquido anual das famílias”, pode ler-se na notícia.  

Sendo que, dentro das capitais de distrito e ilhas, o Funchal é a cidade onde é preciso poupar mais tempo de rendimentos familiares para a compra de casa, cerca de 23,2 anos

Em seguida, estão Faro (22,8 anos), Lisboa (21,1 anos), Porto (16,4 anos), Aveiro (15,6 anos), Ponta Delgada (14,4 anos), Viana do Castelo (12,9 anos), Braga (12,6 anos), Leiria (12 anos), Viseu (11,6 anos), Setúbal (11,2 anos), Coimbra (10,6 anos) e Évora (10,3 anos). 

Pelo contrário, as cidades onde é necessário menos tempo para poupar rendimentos para comprar uma casa T2 são Guarda (4 anos), Castelo Branco (4,5 anos), Beja (5,1 anos), Portalegre (5,1 anos), Bragança (7,4 anos), Santarém (7,9 anos) e Vila Real (9 anos). 

Leia em seguida: Onde comprar casa? Fique a conhecer várias zonas ideais

Precisa de ajuda a perceber quanto precisa e se já tem capacidade financeira para comprar casa? Os intermediários de crédito do Poupança no Minuto podem ajudar em todo o processo pré-contratação, até à escritura, sem qualquer custo! Fique a saber simulando aqui o crédito:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.